sexta-feira, 1 de abril de 2011

A ESTRUTURA DA MATÉRIA


Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações.
Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.
A estrutura do átomo é semelhante a do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas.
Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele.
ESTRUTURA DO NÚCLEO
O núcleo do átomo é formado por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho mas sem carga. denominadas nêutrons.
O número de prótons ou número atômico identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos.
O elemento químico natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton, contudo o número de nêutrons pode ser variável e sua quantidade irá definir diferentes isótopos, e um determinado elemento químico pode existir com diferentes números de nêutrons. Um exemplo disso é o caso do urânio, que na natureza aparece sob a forma de três isótopos, que são: Urânio-234, U-235 e 238.
Todos eles possuem 92 prótons e, respectivamente 142, 143 e l46 nêutrons.

 DE OUTRA MANEIRA  : Suponha que tomamos uma pequena quantidade de água: uma gota.

Dividimos esta gota em duas partes, depois, continuamos a dividir, repetidas vezes, em outras partes cada vez menores, dentro de pouco as partículas de água serão tão pequenas que não poderão ser vistas, mesmo com microscópios potentes.

Imagine porém, que podemos continuar dividindo essas partículas, depois de termos realizado milhares de divisões, as partículas serão tão pequenas que, se forem divididas mais uma vez, já não conservarão mais as propriedades da água.

Assim, as menores partículas em que se pode dividir a água, sem perder suas características, chama-se moléculas de água.

A água (ou qualquer outra substância) é constituída por moléculas, e as moléculas são, por sua vez, formadas por átomos, e os átomos, por prótons, elétrons e nêutrons. Aumentando-se ao máximo a potência de ampliação do microscópio, vê-se que a molécula de água é constituída por duas estruturas muito pequenas e idênticas e por uma estrutura maior, diferente das demais.

Essas estruturas microscópicas são os átomos, assim, os dois átomos menores e iguais são os átomos de hidrogênio, o átomo maior e diferente é um átomo de oxigênio.


 
Ao se combinar dois átomos de gás hidrogênio com um átomo de gás oxigênio, obtém-se como resultado uma molécula de água, cuja fórmula é bem conhecida: H2O.

VÍDEO RELACIONADO :







Nenhum comentário:

Postar um comentário